×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Segunda, 15 de Abril de 2024 às 14h53 Árbitros potiguares concluem segunda turma da pré-temporada de árbitros de elite

A pré-temporada da segunda turma de árbitros e assistentes de elite do futebol brasileiro foi encerrada nesta sexta-feira (12). Os participantes receberam em um hotel carioca os certificados de conclusão do presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme e demais integrantes da comissão.

Os potiguares Luís Carlos de França e Pablo Ramon Gonçalves representaram o RN na turma. O árbitro Caio Max participou da primeira turma.  Ao todo, mais de cem árbitros e assistentes participaram das duas turmas do curso Rap-FIFA, consolidando um momento crucial para o aprimoramento da arbitragem no país.

Durante toda a semana, os participantes realizaram treinamentos, tanto no campo quanto em salas de aula. O Clube da Aeronáutica (CAER) foi o palco para os exercícios práticos em campo, enquanto o Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB) abrigou as atividades teóricas e práticas relacionadas ao VAR (árbitro de vídeo). Além disso, os árbitros tiveram a oportunidade de revisar conceitos fundamentais para o bom desempenho de suas funções. 

Novidades na arbitragem

Durante o período da pré-temporada, a Comissão de Arbitragem da CBF repassou aos árbitros de todo o Brasil as mudanças promovidas pela International Football Association Board (IFAB). A instituição regulamenta as regras do futebol mundial e atualiza seu livro de regras anualmente com recomendações que devem ser seguidas pelas confederações.

A IFAB indica que as modificações sejam colocadas em prática a partir de julho. No entanto, permite também que sejam executadas antes, caso haja torneios que se iniciam previamente, como é o caso dos Campeonatos Brasileiros. As medidas entrarão em vigor no próximo sábado (13) nas competições coordenadas pela CBF que começarem a partir dessa data.

Entre as principais novidades que serão aplicadas a partir de 2024, destacam-se alterações sobre punições em infrações de mão não deliberada e invasão de atletas, ambas em situações de pênalti.

PARCEIROS