O Campeonato Potiguar 2026 começou a ganhar contornos. A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) realizou, nesta terça-feira (28), a primeira reunião do Conselho Técnico para organização da competição. O presidente em exercício da FNF, Paulo Tarcísio Lopes, conduziu a mesa acompanhado do vice-presidente da CBF, José Vanildo da Silva e auxiliado pelo diretor executivo da FNF, Erick Dias, no auditório da FNF.
Representantes de ABC, América, Globo, Laguna, Potiguar de Mossoró e Santa Cruz de Natal, participantes da Primeira Divisão estadual, estiveram presentes na reunião. Os clubes disputantes da Segunda Divisão foram convidados e puderam acompanhar as discussões. Os jogos da categoria estão em andamento e dois clubes ascenderão para a elite estadual em 2026.
A proposta apresentada pela FNF é manter o formato utilizado em 2025. Neste ano, o sistema de disputa consistiu na formação de um grupo único, todos jogando contra todos em jogos de ida na primeira fase. Os dois primeiros colocados se classificam direto para a semifinal, enquanto 3° ao 6° colocados participam de um mata-mata classificatório para definição das duas outras vagas em jogos de ida e volta. O terceiro colocado disputa vaga contra o sexto colocado, enquanto o quarto colocado disputa contra o quinto colocado por outra vaga. As fases semifinal e final são disputadas em jogos de ida e volta. O sétimo e oitavo colocados sofrem descenso direto.
A sugestão apresentada para início da competição é dia 10 de janeiro, com final em 21 de março, em um formato com 13 datas. O calendário foi apreciado e aprovado pela diretoria de competições da CBF e apresentado aos clubes na reunião.
“O calendário melhorou. Com o fim das eliminatórias da Copa do Nordeste, isso dá uma folga maior aos clubes. Os jogos não vão confrontar com os jogos da Série D e Copa do Brasil. Isso traz uma tranquilidade aos clubes, evitando acúmulo de jogos e desequilíbrio técnico das equipes. Ao meu entender, o calendário ficou excelente sem nenhum empecilho ao desempenho e melhor qualidade técnica do certame”, elogiou José Vanildo.
Estádios
Para a disputa, os participantes devem indicar um estádio principal e um alternativo. A Arena das Dunas é considerado neutro, opção a todos os clubes. O prazo para indicação dos estádios é 7 de novembro. Em 23 de novembro deverão ser apresentados os laudos dos equipamentos. A FNF reitera a necessidade de estádios com laudos em dia, aptos a receber público. A condição será reforçada em regulamento.
A segunda reunião do Conselho Técnico será em 11 de novembro, ocasião em que será apresentada tabela e definições para regulamento. Uma minuta do regulamento será enviada aos clubes para sugestões e aprimoramentos.
“Vamos torcer por um grande campeonato, com grandes atuações e que nossos representantes cresçam nas competições nacionais”, finalizou o presidente em exercício, Paulo Tarcísio.
“Quando chegamos aqui, encontramos ótimos profissionais. Agradecemos ao presidente e equipe pelo apoio que tem nos dado a gente vê que as portas estão sempre abertas e o trabalho está sendo bem feito. A ideia é que nós estejamos cada vez mais unidos, que o futebol potiguar se torne cada vez mais profissional, e que evolua. É o que dá sentido ao nosso trabalho”, declarou Vitor Arteiro, CEO do América SAF.