×
×
×
×
×

Histórico

A atual Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF)  fundada em 14 de julho de 1918, com o nome de Liga de Desportos Terrestres do Rio Grande do Norte, no camarote do comandante do encouraçado "Deodoro" (algumas fontes citam o "Minas Gerais"), por inspiração de abnegados como o tenente Aníbal Leite Ribeiro, Afonso Monteiro Chaves (que algumas fontes citam como tendo sido o primeiro presidente da Liga) e Emanuel Murtinho Braga (tio do futuro craque Nilo Murtinho Braga, que jogaria no América de Natal e depois no futebol do Rio de Janeiro, chegando a ser titular da seleção brasileira na Copa de 1930).

O objetivo da Liga era cuidar do futebol e do atletismo no estado. Os clubes fundadores foram o ABC, o América e o Centro Esportivo Natalense, de acordo com o estatuto da própria FNF. Algumas fontes citam como seu primeiro presidente, o líder do movimento dos escoteiros no Rio Grande do Norte, Luiz Soares de Araújo.

O fato é que, logo no seu início, a Liga sofreria numerosos recessos, inesperados e imprevisíveis. Devido ao seu amadorismo, a Liga e os clubes existentes não registravam os acontecimentos em atas, o que tornava difícil o registro histórico, a certeza sobre a realização de alguns campeonatos e a homologação de títulos. Muitas divergências internas entre os membros da Liga e clubes afiliados causavam inércia e displicência por parte da mesma na organização dos campeonatos.

De acordo com o pesquisador Everaldo Lopes, ao longo de sua existência, a FNF já teve quatro endereços. O primeiro, numa pequena casa situada nos fundos do terreno do estádio Juvenal Lamartine.

Depois, mudou-se para o centro da cidade, num casarão que servia de sede da Cruz Vermelha, ao lado do antigo cinema Rex. O terceiro endereço ficava no terceiro andar do edifício Melilo, em frente ao mesmo cinema Rex.

Posteriormente, a federação voltou ao estádio Juvenal Lamartine, onde permaneceu até sua a mudança para o atual endereço, na Rua Marcílio Furtado, 2017, Lagoa Nova.

A Federação já foi também chamada de Associação Rio-grandense de Atletismo (ARA), e posteriormente (1942) de Federação Norteriograndense de Desportos (FND).

O nome atual foi assumido em 1976.

Ao longo de sua história, muitos dos presidentes da Federação foram oficiais militares. Em 1919, disputou-se o primeiro campeonato estadual oficial, e a década de 1940 marca o início das discussões sobre o profissionalismo no futebol do estado, finalmente implantado em 1950.

Mas nem sempre os tempos foram tranqüilos, durante sua existência, a FNF, sofreu quatro intervenções.

A década de quarenta foi particularmente turbulenta, com três intervenções (1941, 1944, 1949), porém seguiu-se um período de 56 anos de tranquilidade, até que em 2005, uma nova intervenção foi determinada pela justiça.

Após período estipulado pela justiça, o interventor Paulo Eduardo Pinheiro convocou novas eleições e, o jornalista Alexandre Cavalcanti, a época exercendo o mandato de deputado estadual, foi eleito presidente da entidade.

Em 2007, Alexandre Cavalcanti renunciou a presidência, para tratamento de saúde, assumindo em seu lugar, o advogado José Vanildo da Silva, então vice-presidente administrativo da entidade.

Em 2009, os clubes em assembléia, decidiram pela prorrogação do mandato de José Vanildo da Silva, até dezembro de 2014.

Contatos:

Email: fnf@fnf.org.br
Fone:55 84 3211-6717/3231-8392
Fax:55 84 3611-1208

   


Exibir mapa ampliado

PARCEIROS