×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Sexta, 1 de Novembro de 2024 às 12h17 NOVEMBRO AZUL

O mês de novembro é dedicado à campanha contra o câncer de próstata. Câncer mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

O Novembro Azul é um mês emblemático pela resistência dos homens em relação ao cuidado com a saúde. É preciso transpor essa barreira e enaltecer a relevância do acompanhamento regular com um urologista, tanto nas consultas quanto nos exames necessários. É por isso que o mês dedicado a essa conscientização é tão indispensável.

Ao falar sobre o problema, homens e mulheres passam a entender melhor o que representa o acompanhamento preventivo e o quanto isso pode contribuir para salvar vidas. Com mais informações, o medo dos pacientes diminui, e sua presença nas consultas médicas torna-se mais frequente.

Por isso, a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol se junta à campanha. A prevenção joga no ataque: Novembro Azul é a tática certa para a vitória.

PARCEIROS