×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Quinta, 6 de Outubro de 2022 às 15h41 Outubro Rosa: Arbitragem participa da campanha em jogo final do Super Matutão

Os árbitros que atuaram na partida entre Arez e Extremoz pela final do Super Matutão nesta quarta-feira (05) entraram em campo usando uniformes na cor rosa em alusão à campanha Outubro Rosa. 


A campanha tem como objetivo promover a divulgação de informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. No Brasil, o câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres. 


Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). 


Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante. 


Quando o câncer de mama é descoberto no início, há mais chances de cura. Fique atenta aos sinais e procure um serviço de saúde. 


Com informações Instituto Nacional de Câncer 

PARCEIROS