×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Quinta, 16 de Março de 2023 às 09h37 Presidente da CBF é o novo integrante do Conselho da Fifa

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, é o novo integrante do Conselho da Fifa, órgão máximo decisório do futebol mundial. Ele assumiu o cargo oficialmente nesta quinta-feira (16) ao participar do 73º Congresso da Fifa, que elegeu o presidente Gianni Infantino para mais quatro anos na posição.

''Estou muito feliz pela confiança de todos os integrantes da Fifa e dos meus pares na Conmebol pelo apoio ao meu trabalho de reconstrução do futebol brasileiro neste meu primeiro ano no comando da CBF. A Fifa pode contar com a minha lealdade, dedicação e meu profissionalismo durante esse novo mandato'', afirmou Ednaldo Rodrigues, eleito em março do ano passado, na maior votação da história, para comandar a CBF com a missão de pacificar e resgatar a credibilidade do futebol nacional.

Ednaldo foi apresentado aos delegados do Congresso da Fifa pelo presidente da entidade, Gianni Infantino. O Presidente da CBF foi eleito na quarta (15) por unanimidade pela Conmebol para ocupar o posto.

"Vou trabalhar dentro da filosofia do futebol mundial, em prol de todas as bandeiras que possam fazer o futebol um mundo melhor. Muito obrigado'', afirmou o Presidente da CBF, ao ser aplaudido pelos delegados das 211 associações nacionais presentes em Ruanda.

O Conselho da Fifa é formado por 37 integrantes e é o responsável pelas decisões estratégicas da entidade para o futebol mundial. Além de Gianni Infantino, oito vice-presidentes e outros 28 membros eleitos pelas associações filiadas integram o órgão. Cada integrante tem um mandato de quatro anos e pode ser reeleito mais duas vezes.

MAIS DE QUATRO DÉCADAS NO FUTEBOL

"Minha jornada no futebol já dura mais de 40 anos. Comecei como jogador de clube amador da minha cidade. Desde então, continuo me preparado para novos desafios. Neste longo período, conquistei experiência, adquiri sabedoria e me capacitei para servir da melhor forma possível o futebol", disse Ednaldo, que é formado em Ciências Contábeis e trabalhou como executivo de multinacionais na iniciativa privada.

No futebol, o Presidente da CBF começou a carreira nos anos 70 como jogador do União Atlético Clube, time amador de Vitória da Conquista, cidade do interior da Bahia.

Em seguida, ele dirigiu o clube. Nos anos 80, Ednaldo foi eleito presidente da Liga Conquistense de Desportes Terrestres.

Nos anos 90, o dirigente foi diretor de várias áreas na Federação Bahiana de Futebol. Em 2000, ele foi eleito para comandar a Federação. Foi reeleito três vezes por aclamação até deixar o cargo em 2018, quando se tornou um dos vices da CBF.

ELEIÇÃO NA ÁFRICA

Ednaldo é o primeiro presidente negro da CBF, entidade fundada há 108 anos. Ele também é o primeiro nordestino a ocupar o cargo. A eleição no Congresso realizado em Ruanda tem um significado especial para o dirigente.

''É uma grata coincidência ter sido eleito em um evento na África. Me faz voltar às minhas origens e me deixa mais forte para encarar os novos desafios", disse Ednaldo, que desde que assumiu o comando da CBF lidera uma série de ações de combate contra o racismo e o preconceito no futebol no país.

Em fevereiro, a CBF anunciou que vai punir com rigor as ofensas racistas e qualquer tipo de preconceito no futebol a partir desta temporada. A entidade brasileira é a primeira do mundo que adotou no Regulamento Geral de Competições a possibilidade de punir esportivamente um clube em caso de atitude discriminatória. Pela primeira vez, o clube penalizado poderá perder pontos no campeonato.

PARCEIROS