×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Terça, 29 de Novembro de 2022 às 14h39 Presidentes de Federações elogiam realização de Seminário de Qualificação no Qatar

A CBF realizou um Seminário de Capacitação para dirigentes brasileiros nesta terça (29), em Doha, no Qatar. O evento é parte das atividades oficiais da confederação durante a Copa do Mundo 2022. Presidentes de federações estaduais de futebol elogiaram a realização do curso de palestras. Os participantes puderam conhecer melhor os bastidores da Copa do Mundo FIFA e suas diversas áreas de atuação.

Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), avaliou o seminário como de grande valor para as entidades:

“É vital estarmos aqui no maior evento de futebol do mundo. Além de torcer pelo Brasil, o principal é aprender como se faz um grande evento. Nós (da FPF), já começamos a caminhar em alguns pontos aqui mostrados, mas temos muito a evoluir e isso é que a gente veio aqui. Aprender, prestar atenção e levar boas ideias. Cada um irá adaptar a sua realidade e ao seu poder de investimento, mas o querer fazer é fundamental”.

O pensamento de Reinaldo Carneiro foi endossado por Ricardo Lima, presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF):

“A capacitação é um procedimento que tem que acontecer a todo momento. Linha de crescimento que precisamos sempre buscar. Participar de um programa tão importante como esse proporcionado pela Fifa nos deixa feliz e vamos tentar buscar não só o que foi mostrado aqui, mas pessoas capacitadas que possam inserir dentro de um processo na nossa realidade para que possamos levar mais conhecimento para o futebol baiano, principalmente nossos filiados e assim que possamos ter mais gestores capacitados para trabalharem no futebol”.

Quem também saiu surpreendido positivamente com o seminário foi Daniel Vasconcelos, presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). “Agradeço a Ednaldo Rodrigues pela oportunidade, pois é um evento muito importante e com muita gente capacitada. Levarei comigo conhecimento para que eu possa aprimorar ainda mais a minha gestão. Gostei do que vi e o trabalho é passo a passo. Algumas coisas que eu aprendi aqui, já tentarei aplicar na federação”.

A vistoria dos estádios antes dos jogos da Copa do Mundo foi um tema abordado no seminário. E essa norma será colocada em prática no Campeonato Gaúcho de 2023. É o que garante Luciano Hocsman, presidente da Federação Gaúcha de Futebol.

“Isso demonstra preocupação e dedicação do presidente Ednaldo com as federações em fazer essa troca de experiência. Tem muita coisa que podemos adaptar as nossas competições. No Rio Grande do Sul, já estamos em processo de implantar a vistoria prévias nos estádios. Não vamos conseguir ter um gerente em cada estádio, mas vamos fazer uma vistoria prévia antes das competições e também um dia antes das partidas. Vai um profissional nosso vistoriar tudo e checar se está tudo conforme nossas diretrizes. Queremos implantar já para 2023, na Série A do Estadual”.

Gustavo Vieira, presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), pretende adotar algumas ideias.

“Achei muito interessante a operação do estádio, o foco que eles têm no consumidor, que é o torcedor. Um outro ponto importante é o programa ligado a área de saúde. Certamente tentaremos realizar algo semelhante no Espírito Santo”.

PARCEIROS