×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Terça, 31 de Dezembro de 2024 às 13h09 RETROSPECTIVA 2024

O ano de 2024 foi um ano de crescimento e de transformação no futebol no Rio Grande do Norte. A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol subiu para a 14ª colocação no Ranking Nacional de Federações da CBF, uma posição acima em relação à edição anterior, somando 6.696 pontos. O avanço abre novas portas para os clubes do RN em competições nacionais, com uma terceira vaga na Copa do Brasil. Além de América e Santa Cruz, 1° e 2° colocados no Campeonato Potiguar 2024, o ABC, terceiro colocado, entra na disputa. Essa expansão de vagas reflete diretamente no aumento da visibilidade e das oportunidades para os clubes do estado.

Momento de transformação, que evidenciou o impacto das Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) na gestão esportiva local. “Os clubes investem no RN, porque enxergam as oportunidades que o estado oferece, um campeonato disputado, o apoio da federação.”

“Encontrei aqui grandes profissionais, grandes gestões, aqui vocês fazem muito com pouco. Isso tem servido de exemplo na minha gestão. Encontrei no presidente um grande parceiro, um defensor incansável do futebol potiguar, e estou falando de todos os times, não só América e ABC. Vejo ele o tempo todo dando voz e democratizando o processo. Que a gente melhore e profissionalize cada vez mais o futebol norte-rio-grandense”, declarou Vitor Arteiro, CEO do América SAF, durante Conselho Técnico do Campeonato Potiguar 2025.

Em 2024, a FNF inovou distribuindo premiação em dinheiro todas as categorias, inclusive futebol feminino. Junto a outras premiações, foram destinados quase meio milhão de reais, além da distribuição de centenas de bolas oficiais profissionais para as equipes disputantes de todos os campeonatos, entre outros incentivos em taxas, arbitragem, etc. O projeto “De Bandeja” distribuiu quase 10 mil kits compostos por frutas, sanduíches e sucos a atletas das competições de base e feminino, para reforçar a alimentação desses jovens durante os jogos. 

“Algo que prezamos muito é o reconhecimento. Premiamos as verdadeiras estrelas do Campeonato Potiguar, que são os atletas. Realizamos a premiação em dinheiro e também simbolicamente com troféus os melhores em campo em cada categoria. É um incentivo e valorização de nossas estrelas”, declarou o presidente José Vanildo.

A federação também realizou investimentos no Estádio Juvenal Lamartine. A instalação de iluminação com recursos próprios beneficiará a todos os filiados, que poderão utilizar a praça esportiva no período noturno, com ainda melhor aproveitamento do espaço, que já é muito utilizado. O JL é o estádio que abriga o maior número de jogos de futebol no estado, atendendo aos jogos e treinamentos dos clubes e do quadro de arbitragem. A parceria com o Governo do RN traz a expectativa de que o Estádio receberá atualizações de que precisa.

Para 2025, a expectativa é a melhor possível para um grande Campeonato Potiguar, novos investimentos para o melhor espetáculo e fortalecimento do futebol no Rio Grande do Norte.


PARCEIROS