×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Quinta, 21 de Março de 2024 às 08h51 Seleção Brasileira conhece adversários para os Jogos Olímpicos de Paris

Na tarde desta quarta-feira (20), a Seleção Brasileira conheceu seus adversários para o Torneio Olímpico de Futebol de Paris. O Brasil está no Grupo C e enfrentará Japão, Espanha e o classificado entre Nigéria ou África do Sul, que será definido na data FIFA de abril. Os Jogos Olímpicos acontecerão entre os dias 25 de julho e 10 de agosto.

A estreia da Seleção será no dia 25 de julho contra a Nigéria ou África do Sul, no Estádio de Bordeaux, em Bordeaux. Em seguida, o a equipe enfrentará as japonesas, no dia 28, no Parque dos Príncipes, em Paris, e encerrará a fase de grupos contra a atual campeã mundial, a Espanha, no dia 31, também no Estádio de Bordeaux.

O técnico Arthur Elias e seu auxiliar, Rodrigo Iglesias, estiveram presentes na cerimônia e comentaram sobre os futuros adversários, projetando os confrontos da primeira fase da competição.

“Quando olhamos para o sorteio, percebemos que todos os grupos são muito competitivos e de alto nível, o que é uma característica das Olimpíadas. Analisando os nossos adversários e o desempenho atual, penso que caímos com as seleções mais fortes de cada pote, mas isso não vai influenciar quando a competição começar", enfatizou Arthur.

"Agora, com a definição dos grupos, podemos acelerar e qualificar nosso planejamento técnico e logístico. Além disso, seguiremos com a mesma mentalidade, avaliando as atletas da maneira mais ampla possível e aprimorando nossa performance até a torneio. Tenho convicção de que faremos uma Olimpíada com a retomada do futebol feminino brasileiro e que podemos fazer história", analisou o treinador.

A Seleção Brasileira já iniciou sua preparação para o torneio. Em 2023, realizou cinco amistosos: dois contra o Canadá, dois contra o Japão e um contra a Nicarágua. No início de 2024, conquistou o vice-campeonato da Copa Ouro, que tem um formato similar ao das Olimpíadas, vencendo Porto Rico, Colômbia, Panamá, Argentina e México, mas sendo superada por 1 a 0 pelos Estados Unidos.

Como parte da preparação, o Brasil participará de mais uma edição da SheBelieves Cup em abril, onde enfrentará o Canadá nas semifinais no dia 6, e poderá jogar contra os Estados Unidos ou Japão no dia 9. Com um calendário agitado, o comandante da Amarelinha analisou os 50 dias de trabalho com a equipe.

"Durante esse período até aqui, nosso maior ganho está naquilo que as pessoas de fora do grupo não conseguem ver. Acredito que estamos criando um ambiente e mentalidade fundamental na forma de trabalhar, de se relacionar e, principalmente, de jogar, para que a Seleção volte a ter destaque nas competições internacionais", comentou.

"De certa forma, fiquei satisfeito com os nossos resultados até aqui. Vencemos todas as seleções que enfrentamos, com exceção dos Estados Unidos, em uma partida que foi equilibrada. O saldo é positivo e estou otimista, porque ainda temos muito pela frente", finalizou.

Formato de disputa

As 12 equipes participantes foram divididas em três grupos com quatro equipes cada. As duas melhores de cada chave e as duas seleções melhores terceiras colocadas estarão garantidas na fase mata-mata. Os times restantes disputarão quartas de final, semifinais, disputa por terceiro lugar e final. Todas as partidas serão realizadas em turno único.

PARCEIROS