×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Quarta, 15 de Março de 2023 às 18h52 Comissão de Arbitragem da CBF finaliza Programa de Assistência da FIFA

Comissão de Arbitragem da CBF encerrou nesta quarta-feira (15) o Programa de Assistência da FIFA 2023 para jovens talentos (FIFA-RAP). A cerimônia contou com a presença dos 35 árbitros e assistentes escolhidos e dos instrutores da FIFA convidados, Enrique Osses e Hernan Maidana. Os árbitros assistentes Reinaldo Moura e George Ítalo Antas Nogueira da CEAF-RN foram convidados pela CBF a participar da imersão.  Reinaldo participou da primeira turma . 

George faz parte desta, que  foi a segunda turma a passar pelo FIFA-RAP 2023. O programa reuniu 70 árbitros e assistentes com potencial para apitar a Série A do Campeonato Brasileiro. Os alunos iniciaram as atividade no sábado (11) e passaram os cinco dias do curso sob a supervisão do instrutor da FIFA Enrique Osses, que trouxe um olhar internacional de arbitragem. O presidente Wilson Seneme classificou como "importante" a vinda dos árbitros para comparar os critérios adotados por cada entidade.

"Foi uma visão oficial da FIFA. O importante é que nós reconhecemos que as instruções que a CBF passa aos árbitros são similares às vindas da FIFA. A CBF deve sempre estar instruindo seus árbitros em concordância com o que a FIFA estabelece de interpretação, e esse foi o objetivo: que os árbitros recebam da FIFA as instruções a serem praticadas nos campeonatos nacionais."

O oficial de desenvolvimento da FIFA, Hernan Maidana, que coordena os cursos de arbitragem na América do Sul, também esteve no país para assistir aos treinamos e exaltou a participação dos jovens árbitros. Hernan prevê uma melhora do desempenho dos profissionais, dada a sua qualidade.

"O primeiro de tudo é que eles foram escolhidos, não estão aqui por sorteio. Eles foram escolhidos por sua qualidade e potencial e fizeram o curso com muito respeito, responsabilidade e atitude. Se replicarem as informações que receberam aqui, serão melhores, com certeza. É um processo de desenvolvimento que vão fazer com facilidade", elogiou.

Foto: George Ítalo/Arquivo pessoal

PARCEIROS