A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) reuniu, nesta terça-feira (2), representantes da Fecomércio e trade turístico para debater soluções e unir esforços em busca de incluir a participação de Natal como uma das capitais que receberão jogos da Copa do Mundo Feminina em 2027.
O presidente da FNF, José Vanildo da Silva, destacou a importância da união de esforço entre todos os setores da sociedade não só pelo esporte, mas pelo desenvolvimento social e econômico do estado. “Essa data deve ser escrita para o futuro. A FNF ter tido a iniciativa de propor esse debate, iniciar parceria de intenções. Ao longo do tempo viemos mostrando que o futebol é uma grande, senão a maior, indústria do entretenimento do cidadão no Brasil. Natal e o Rio Grande do Norte, como potência turística, que são, não podem ficar de fora do maior evento esportivo do mundo. RN é um dos estados que mais constituem SAFs no Brasil, isso porque nossa indústria dá resultados, gera recursos e atrai investimentos”, ressaltou o dirigente.
O presidente José Vanildo pediu uma ação efetiva do Poder Público, como o restabelecimento de organismos como Conselho Estadual de Esporte, Fóruns, e uma Secretaria Estadual de Esportes. Sugeriu ainda, que os candidatos neste ano eleitoral apresentem suas propostas para o fomento ao esporte, incluindo ao futebol feminino.
Se dirigindo ao empresariado, como legado e aspecto mais amplo da reunião, o dirigente da FNF convocou apoio ao futebol feminino no estado, causa que foi abraçada por todos os presentes. Ao final do encontro, o presidente José Vanildo entregou à Fecomércio, em nome de todo o setor produtivo, uma carta em que busca apoio do empresariado ao futebol feminino local, como o legado mais importante da Copa do Mundo para o esporte.
“Toda essa mobilização em torno da Copa do Mundo do Brasil nos trouxe alento e esperança de que o nosso cenário também possa mudar e que, a partir deste momento, tenhamos o fortalecimento desse esporte também aqui no Rio Grande do Norte. Acreditamos que a caminhada na busca pela conquista de uma vaga de sede do mundial para Natal passa, necessariamente, pelo fortalecimento do Futebol Feminino local. Este seria, sem sombra de dúvidas, o maior e mais importante legado da Copa do Mundo para o esporte”, destacou José Vanildo da Silva, Presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol.
Participaram da reunião o diretor executivo da Fecomércio, Laumir Barreto; George Costa, coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio; Cézar Nunes, subsecretário de Esporte e Lazer do RN; Danielly Rêgo, secretária adjunta de Turismo do RN; Jódia Melo, secretária de Esporte e Lazer do Município de Natal; Ohana Fernandes, secretária de Turismo de Natal; os vereadores Felipe Alves e Nina Souza; a presidente do SE União, Walessa Silva; e representantes de organizações ligadas ao comércio e turismo no RN, como Habib Chalita, presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do RN (SHBRS-RN), Artur Fontes, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do RN (Abrasel-RN), e George Gosson, dirigente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN).
União de esforços
Os participantes firmaram o compromisso de fomento ao esporte e ressaltaram a importância do encontro para mostrar a união entre futebol, poder público e setor produtivo para em prol da conquista para o RN.
Laumir Barreto, diretor executivo da Fecomércio, sugeriu um encontro do setor produtivo com os representantes da FIFA, esperados para uma visita técnica para vistoria da candidatura de Natal como cidade sede. O diretor destacou que a cadeia de turismo está preparada e acredita na conquista do grande evento. “Reconhecemos a importância de uma Copa do Mundo Feminina pelo que ela representa e proporciona para o estado que a recebe, além da promoção da cidade e fluxo de turistas brasileiros e de outros países. O turismo movimenta mais de 50 atividades do comércio e turismo, afetando positivamente toda uma cadeia. Já provamos nossa capacidade com a Copa de 2014, temos estrutura, um estádio com localização excepcional e cadeia hoteleira mais do que suficiente”, comentou o diretor.
George Costa, coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio. “É o reconhecimento do sucesso que foi Natal em 2014. Não estaremos prometendo nada, já mostramos o que podemos fazer.”
Walessa Silva, Presidente do Sociedade Esportiva União de futebol feminino se mostrou confiante om os resultados da reunião. “Com o apoio de todos, saio daqui hoje com a certeza que ganharemos a copa e teremos equipes feminino na elite brasileira do futebol”, comentou.